Terça-feira, 01 de Julho de 2025

14 de Agosto de 2019, 13h:52 - A | A

Repórter MT / FUNDEB

MP investiga Taques por atrasos de verbas obrigatórias aos municípios

A portaria é de autoria do promotor de Justiça, Roberto Aparecido Turin e foi assinada na última segunda-feira (12).

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um inquérito civil para investigar a retenção dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2017, na gestão do ex-governador Pedro Taques (PSDB).

A portaria é de autoria do promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin e foi assinada na última segunda-feira (12).

A denúncia se originou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos, que a Assembleia Legislativa realizou. Na CPI, os parlamentares responsabilizaram Taques por uma retenção de R$ 500 milhões do Fundeb e do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), que deveriam ser designados aos municípios de Mato Grosso.

O ex-governador foi acusado de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na época, o secretário de Estado de Fazenda era Gustavo Oliveira, atual presidente da Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso). Um relatório foi encaminhado para a Controladoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) e MPE.

No entanto, o TCE, mesmo com situação de travamento dos recursos, aprovou as contas do Governo Pedro Taques, em 2018.

O MPE irá apurar possíveis movimentações irregulares (repasses atrasados), realizados pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), referente ao Fundeb.

Turin determinou que o presidente do TCE/MT foi oficiado, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, para que a corte de Contas encaminhei as contas do Governo, do ano de 2017.

 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076