ANDRÉIA FONTES
DA REDAÇÃO
Prefeito de Juína, Altir Peruzzo, testou positivo para o novo coronavírus e está em isolamento domiciliar. Além dele, mais três funcionários da prefeitura tiveram resultado positivo para a covid-19. Nenhum precisou ser internado.
De acordo com Peruzzo, ele ainda aguarda o resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen), mas já fez dois exames no município e os dois deram positivos.
O prefeito acredita que foi contaminado por meio de um servidor da prefeitura que trabalha na linha de frente.
Após a descoberta que este servidor estava contaminado, todos que tinham contanto com ele fizeram testes. Três tiveram resultado positivo, mas todos estão assintomáticos e em quarentena.
Outro caso positivo de covid-19 foi confirmado neste final de semana. Trata-se de um paciente que está internado em um hospital particular e apresentou sintomas da covid-19. As pessoas que possuem maior contato com esse paciente também foram testadas e uma teve resultado positivo.
Pelo boletim da secretaria de Estado de Saúde (SES), Juína ainda não tem nenhum caso confirmado. “Considerando que os testes rápidos servem apenas como triagem e não podem ser considerados como resultado final, a Vigilância em Saúde decidiu por submeter os pacientes mencionados acima a exames laboratoriais e enviá-los ao Lacen para a confirmação”, diz nota emitida pelo município.
O prédio da prefeitura passou por uma desinfecção na tarde de domingo (17).
Medidas preventivas
O prefeito explica que no início da pandemia, por um período de 30 dias, houve restrição quase que total na cidade, a todas as atividades. Depois, houve uma abertura gradativa. Hoje, somente as escolas continuam fechadas e estão proibidos eventos de qualquer natureza.
O prefeito enfatiza, no entanto, que os comércios têm que adotar diversas medidas restritivas. Nos restaurantes, por exemplo, só são permitidas quatro pessoas por mesa e não é autorizado juntar as mesas.