15 de Outubro de 2020, 16h:12 - A | A

Repórter MT / QUASE VIROU CIRCO

Primeiro debate na TV expõe despreparo de candidatos de frases prontas

Sem a presença de Emanuel Pinheiro, o embate ficou entre Abílio Júnior, Gisela Simona e Julier Sebastião

FELIPE LEONEL
DA REDAÇÃO



O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, realizado nesta quinta-feira (15) pela TV Vila Real, foi marcado pela falta de profundidade nas propostas, falta de preparo e também pelo embate entre os candidatos Abílio Brunini (Podemos), Gisela Simona (PROS) e Julier Sebastião (PT). Somente o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não compareceu. 
Os dois principais pontos foram a proposta do candidato Julier Sebatião em criar uma empresa pública para contratar e fornecer o serviço de transporte coletivo na Capital, que foi duramente criticada pelos adversários e o tratamento do candidato Abílio à candidata Gisela Simona, que acusou discriminação. Com isso, as pautas em defesa da mulher passaram a tomar espaço no debate.
 
Os candidatos Abílio e Aécio Rodrigues (PSL) não perderam oportunidades de se apoiarem no presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Abílio defendeu a implantação das escolas militares no município, enquanto Aécio defendeu a desburocratização, assim como fez o presidente no início deste ano, ao revogar centenas de decretos reduzindo a burocratização das empresas. 
Outro ponto alto do debate foi a proposição de retomar a Companhia de Saneamento da Capital (Sanemat), proposta por Julier e pelo candidato Gilberto Lopes (PSOL). 
Já o principal adversário do atual prefeito, Roberto França (Patriota), conseguiu se esquivar dos ataques, direcionando perguntas para os candidatos de menor expressão e evitando entrar em rota de colisão com Abílio. 
 

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foi praticamente esquecido pelos debatedores, com exceção de alguns que defenderam a não construção do modal de transporte, como Gisela e Aécio que afirmaram que a obra não é economicamente viável. 

O debate é considerado um importante aliado no processo de escolha do eleitores na hora do voto. Nele, todos os postulantes ao cargo público têm o mesmo tempo para discutirem as suas propostas. 

Debate

A primeira polêmica no debate entre os candidatos foi em relação à melhoria do transporte público na Capital.

O candidato do PT, Julier Sebastião propôs criar empresa pública para o transporte coletivo, segundo ele, para aumentar a concorrência e reduzir o preço da passagem e foi duramente criticado pelos candidatos Aécio (PSL) e Abílio Júnior (Podemos).

“É um erro estatizar as coisas. O PT não entende de economia, bem como não entende de gestão pública", disse Abílio.

Protesto

 O candidato do PSL criticou que o PT só quer criar cargos e quem licita não pode concorrer. Abílio apontou que o PT, partido de Julier, não entende de economia e ainda provocou o adversário perguntando quando foi a última vez que Julier andou de ônibus.

Outro ponto polêmico do debate foi o momento em que o candidato Gilberto Lopes (PSOL) colocou o paletó dele, no lugar reservado ao prefeito Emanuel Pinheiro, que não compareceu. Segundo o candidato do PSOL, o ato foi em protesto à ausência do emedebista.

"Mesmo sendo mulher"

Resposta de Abílio Júnior à Gisela Simona também provocou alvoroço no debate. A candidata perguntou ao adversário sobre implementação de políticas públicas às mulheres e Abílio respondeu dizendo que ela é “uma excelente participante mesmo sendo mulher”. Diante do burburinho nos bastidores, Abílio tentou contornar a situação dizendo que para ele não faz diferença do gênero.  “Ser mulher ou ser homem não deve ser critério para ocupar espaço público”.

Gisela disse que foi ofendida e pediu direito de resposta e ao final do bloco a direção da TV disse que não houve ofensa por isso não iria conceder o direito de resposta.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER