MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Alex Sandro Marega, secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) afirma em entrevista ao #reportermt que apesar de Mato Grosso ter o maior número de focos de calor do país, este ano o Governo tem conseguido dar melhor resposta do que em anos anteriores, quando lembra que a Capital Cuiabá ficava com o céu tomado por fumaça, como se fosse neblina e considera que a repercussão sobre as queimadas no Estado, ocorrem devido à polêmica internacional que se criou recentemente sobre a Amazônia.
Marega comenta que o a principal preocupação da Sema são com os incêndios florestais que causam maior dano ambiental e à saúde da população. No combate atuam atualmente cerca de 400 homens do Corpo de Bombeiros que terão o reforço dos homens do Exército a partir da próxima semana. Esses deverão agir em áreas que figuram como Amazônia Legal.
Com a determinação de tolerância zero aos desmatadores, a Sema usa a nova plataforma Satélite Planet para monitorar princípios de queimadas e de desmatamentos. Com isso, além de agir rápido e impedir que o fogo e ou o desmatamento se propague, a pasta usa as imagens para responsabilizar criminalmente o desmatador.
Veja vídeo: