27 de Março de 2020, 10h:25 - A | A

Repórter MT / MEDIDAS RESTRITIVAS

Supermercados, padarias e açougues podem abrir aos domingos

Decreto anterior permitia o funcionamento destes estabelecimentos apenas de segunda a sábado, das 8h às 19h

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) liberou o funcionamento dos supermercados, mercearias, padarias, açougues e similares aos domingos, das 8h às 19h. 

A decisão está no Decreto n° 7.853, publicado no Diário Oficial de Contas que circulou nesta quinta-feira (26), que ratifica outro decreto que permitia a abertura desses estabelecimentos apenas de segunda a sábado, das 8h às 19h.

Na quarta-feira (25), o prefeito publicou o Decreto n° 7.851 que trata sobre as medidas emergenciais e temporárias relacionadas exclusivamente aos supermercados, mercearias, padarias açougues e similares. O documento  estabelece diretrizes quanto aos horários de funcionamento e os procedimentos no atendimento aos clientes. 

Segundo a publicação, deve ser adotado o controle de acesso ao público, permitindo a entrada de no máximo 10 pessoas a cada 100 m² de área disponível para exposição de produtos.

Além disso, é determinado o distanciamento de no mínimo 50 centímetros dos balcões de atendimento e 1,5 m entre uma pessoa e outra.

Também está fixada a disponibilização de álcool em gel ou produtos similares de esterilização, para utilização pelos consumidores.

Para evitar aglomerações de pessoas, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a normativa recomenda ainda a entrada de apenas uma pessoa por família nos estabelecimentos e que pessoas do grupo de risco e crianças de até 12 anos evitem de ir ao comércio.

Nova medidas

O prefeito deve anunciar na tarde desta sexta-feira (27) novas medidas para garantir a prevenção de contágio do novo vírus.

Na quinta-feira, o governador Mauro Mendes (DEM) publicou um decreto que consolida os critérios para a prevenção e combate ao coronavírus, com a manutenção do isolamento social e lista quais atividades poderão funcionar e as que ficarão restritas durante o período que durar a pandemia.

Alguns prefeitos do interior decidiram acatar a decisão e anunciaram a abertura do comércio, no entanto, Emanuel afirma que respeita as decisões do governo de Mato Grosso, mas que em meio a "tantas incertezas, há uma percepção unânime: é necessário agir".

“Lidamos com uma questão global e os  modelos de gestão, obrigatoriamente, devem ser reavaliados. Não podemos ter como prioridade a economia. A prioridade é a vida. Sigo consciente de que meu embate é contra o novo coronavírus e continuarei nesse enfrentamento em defesa de cada cidadão cuiabano”, diz trecho da nota em resposta à decisão do governador. (Com informações da Prefeitura de Cuiabá)

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER