Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

19 de Novembro de 2019, 08h:32 - A | A

Repórter MT / PINDAÍBA SEM FIM

Thelma alega crise financeira e ‘fecha’ Prefeitura de Chapada por 52 dias

O período de recesso no Município começará na quinta-feira (21) e segue até o dia 12 de janeiro de 2020.

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



A Prefeitura de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) vai fechar as portas por 52 dias a partir da próxima quinta-feira (21). A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) assinou decreto, na última quinta-feira (14), determinando recesso do dia 21 de novembro até 12 de janeiro de 2020.

Segundo a publicação, apenas os serviços essenciais serão prestados neste período como Saúde, Assistência Social, limpeza pública, distruição de água e coleta de lixo. Veja mais sobre quais serviços estarão em funcionamento durante o recesso abaixo.

No decreto, a prefeita considerou a necessidade de redução de despesas e adequação da folha de pagamento e o equilíbrio das contas públicas para o próximo ano. Ela ainda avaliou a premência de diretrizes para que os órgãos do Poder Executivo adotem medidas efetivas de controle, contenção e redução das despesas e ampliação da receita.

“Considerando ser imperioso preservar os empregos e manter a regularidade dos pagamentos em dia aos servidores públicos municipais, tido como prioridade absoluta para a gestão municipal, bem como assegurar o pagamento a fornecedores, no menor prazo financeiramente possível”, diz trecho do decreto.

Além disso, a prefeita destaca a queda de receitas transferidas da União e pelo Estado ao Município e que os valores repassados para manutenção de programas não têm sido suficientes para a cobertura de tais programas, “o que obriga o Município dispor de grandes valores, com recursos próprios, para complementar o custo total de diversos programas”.

A “brutal” redução dos repasses do ICMS e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) também foi levado em consideração pela Prefeitura para determinar o recesso de quase dois meses.

Veja o decreto na íntegra.

Serviços essenciais 

Em nota, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães divulgou o horário de funcionamento das áreas essenciais.

Os serviços de saúde funcionarão das 7h às 17h. O hospital Dom Oswaldo atenderá 24 horas.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) funcionará das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Conselho Tutelar atenderá a população das 8h às 18h.

As aulas da rede de educação municipal seguirão normalmente até o dia 13 de dezembro. O setor de arrecadação de impostos terá atendimento das 13h às 16h. Coleta de lixo e limpeza urbana continuaram com os serviços normalmente.

Ainda segundo a prefeitura, as demais secretarias do Município continuarão trabalhando normalmente das 13h às 17h, internamente, em regime de plantão.

Outros recessos

Devido à dificuldade financeira, os prefeitos do Estado têm adotado a mesma medida feita por Thelma de Oliveira. O prefeito de Santo Antônio de Leverger (36 km de Cuiabá) decretou recesso de 60 dias.

Em Acorizal (70 km de Cuiabá), a prefeitura estará de portas fechadas durante 48 dias. Para aperfeiçoar a aplicação de recursos, a Prefeitura de Sorriso (420 km de Capital) também anunciou recesso, por lá serão de 30 dias.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076