ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO
Em entrevista ao site RepórterMT, as vereadoras eleitas por Cuiabá, a jornalista Michelly Alencar Neves (DEM) e a professora Edna Sampaio (PT) falam de suas propostas e desafios para o próximo ano, quando assumem o mandato. Embora de partidos diferentes, em comum o trabalho em prol das mulheres, contra a desigualdade e um olhar apurado contra a violência doméstica. "Os agressores vêm crescendo e temos algumas políticas, mas muito pequenas diante da nossa realidade de violência contra a mulher. Precisamos pensar como tirar essa mulher dessa realidade", comenta Michelly.
Edna alerta que nossa sociedade é machista e patriarcal. "Nossa sociedade está organizada toda ela na rigidez dos papeis de homens e mulheres, a própria ideia da feminilidade em que ela define claramente o que é ser mulher: mulher tem de ser feminina, e não necessariamente. São inúmeras possibilidades de ser mulher", acrescenta.
Nesse contexto, explica ela, a política foi designada como um espaço masculino."Por que não vamos resolver a violência contra a mulher apenas com políticas públicas que possam nos proteger dessa violência? Porque a razão pela qual a mulher sofre violência é a forma desigual na apropriação do poder, quando nós mulheres tivermos poder tanto quanto homens, nossos corpos não são vilipendiáveis", disse Edna.
Na entrevista, elas relataram suas trajetórias e atribuíram à educação um papel determinante para a quebra de paradigmas. "Vamos lutar pela implantação da Unemat em Cuiabá", pontua Edna.
Quanto as diferenças partidárias, Michelly destacou o bom senso e o respeito como condutores de qualquer diálogo. "Vou me posicionar, as pessoas esperam isso de mim o que não significa que serei inimiga mortal de alguém. Eu acredito no governo dos justos".
Confira a entrevista na íntegra: