DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO
O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que também é o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, anunciou na segunda-feira (26), que a empresa Rumo Logística já pediu autorização da Prefeitura de Cuiabá para dar início nos estudos para a implantação do terminal ferroviário na Capital.
A manifestação de interesse da empresa já era esperada desde que o governador Mauro Mendes (MBD) lançou o edital do chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso, na segunda-feira (19).
"Estamos aqui apresentando para a sociedade a solicitação da Rumo Logística para a implantação do terminal ferroviário, em Cuiabá. Essa é uma notícia que chega em boa hora e é resultado de muito trabalho, muita articulação, que envolve toda a classe política, setor produtivo, Assembleia, senadores, deputados e prefeitos e com certeza, em breve teremos a oportunidade de escrever mais uma página dessa bela história que é a chegada da dos trilhos na Capital", afirmou em entrevista ao programa A Notícia de Frente, da TV Vila Real.
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A ferrovia estadual é uma obra pioneira e histórica para o estado e vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.
O secretário ainda explicou que no pedido a empresa já apresenta as projeções financeiras para o investimento e a execução das obras.
"Quando A Rumo protocola, dentro da nova Lei, ela protocola não só a vontade de querer fazer, mas tem um cronograma financeiro e um cronograma em etapas para a construção do terminal. Ela solicita aos municípios a autorização para iniciar os estudos para o traçado dos trilhos", declarou.
Vuolo acrescentou ainda que a Rumo já protocolou o mesmo pedido nas prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
A ferrovia
A implantação da ferrovia estadual está amparada pela lei federal 12.379/2011, que permite a criação de linha férrea de abrangência exclusivamente estadual, e pela criação e regulamentação do Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, na Lei Complementar 685/2021, regulamentada pelo Decreto 881/2021.
O objetivo do modal é integrar o Estado com o sistema federal de ferrovias e com os demais estados; integrar os modais logísticos de Mato Grosso; reduzir o custo para transporte da produção, com mais competitividade; ampliar a circulação de produtos e ampliar alternativas para o transporte da produção.
A obra será iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.
Estudos realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apontam que a implantação da ferrovia vai impactar diretamente 27 municípios de Mato Grosso.
O edital
Pelo edital, as empresas interessadas terão 45 dias para apresentar propostas. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões e a vencedora terá prazo de 45 anos para operar.
A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor prazo para implantação, a maior capacidade de movimentação, e a maior cobertura do território estadual.