RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), foi enfático ao afirmar que Mato Grosso tem o maior potencial para crescimento do mundo. A declaração ocorreu no lançamento da 1ª ferrovia estadual, na segunda-feira (19), quando o democrata defendeu que o Estado quer e precisa de três ferrovias.
“Mato Grosso já demonstrou que é o lugar do planeta que tem as melhores condições nos próximos anos de crescer muito a sua produção. Hoje estamos chegando próximo de 80 milhões de toneladas, até o final de 2030 já estaremos na ordem de 120 milhões de toneladas”, pontua.
Mauro defende que a ferrovia estadual lançada pelo Governo de Mato Grosso deve se integrar com outras duas: Ferrogrão e a Fico. “Todas as ferrovias em Mato Grosso são bem vindas e temos a possibilidade de ter três. Não temos nenhuma dificuldade de enxergar que o mercado sabe do potencial do Estado de Mato grosso”, destaca.
Leia também:
Governador lança edital para a 1ª ferrovia estadual de Mato Grosso
Ministro: Impedimento à Ferrogrão é guerra comercial e política de quem quer lucrar com preços altos
FERROVIA ESTADUAL
A ferrovia estadual é uma obra pioneira e histórica para o estado e vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.
De acordo com Mauro Mendes, a ferrovia estadual vai formar um dos corredores logísticos mais versáteis do país e melhorar de forma expressiva a capacidade de escoamento de Mato Grosso, cuja estimativa é de chegar, em 2030, a produzir 120 milhões de toneladas de grãos por ano.