31 de Julho de 2021, 08h:33 - A | A

Poderes / RETORNO MARCADO

Mauro: Jovens não estão trancados em casa; têm que voltar para a escola

Retorno de estudantes às escolas públicas de MT está marcado para o dia 3 de agosto

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (DEM) rebateu as críticas direcionadas ao Governo de Mato Grosso pela determinação de aulas híbridas na rede pública de educação a partir do dia 3 de agosto. Mauro avaliou que, apesar do retorno provocar aumento de pessoas nos transportes públicos, os jovens já não estão isolados em casa.

“Esses jovens, podem ter certeza que nenhum deles está em casa. Jovem deve estar no bairro, nos ônibus, andando, circulando, brincando nos campos. Eles estão tendo uma vida normal. E tem que voltar à vida normal nas escolas também, com toda a segurança. Têm que voltar a circular”, comentou o governador nesta semana.

Leia também:
Mauro: Sindicalismo do Sintep está perdendo o objetivo

"Vir protestar contra a Ferrogrão vão tomar na testa", diz Mauro sobre ativistas internacionais

Na baixada cuiabana, por exemplo, pelo menos 80 mil estudantes poderiam voltar a usar, diariamente, o transporte público, se decidirem aderir ao retorno presencial. Porém, por ser na modalidade híbrido, ou seja, com aulas na escola e online, os estudantes não são obrigados a retornar. Por conta do número de alunos, Mauro reconheceu que a circulação de pessoas vai aumentar. Entretanto, pontuou que todos os outros setores já voltaram às atividades.

 

“Claro que é mais um público circulando, com certeza, mas o princípio da razoabilidade e do bom senso que mostra que nós precisamos retomar a vida com normalidade. Isso vale para a escola também. Se está valendo para todo mundo, por que não vale para a escola também? Essa é a lógica que estamos usando”, comentou.

O governador ainda destacou que, pelo Plano Nacional de Imunização, jovens abaixo dos 18 anos não se vacinam contra a covid-19, citando que, estatisticamente, a taxa de contaminação desse público seria mais baixa.

Outro argumento do gestor foi que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já fez uma pesquisa com os estudantes e identificou que a maioria seria favorável ao retorno presencial das aulas. Segundo o levantamento, divulgado no início do ano, 69% dos estudantes questionados querem retornar às escolas, seja com ensino presencial (43%) ou com ensino híbrido (26%). Foram ouvidos mais de 1,1 mil estudantes.

“A gente sabe que esses alunos estão tendo uma vida normal, e vão ter uma vida mais normal ainda”, finalizou Mauro.

Pelo planejamento da Seduc, as aulas híbridas iniciam no dia 3 de agosto com uma série de mudanças. A recomendação da Pasta, por exemplo, é que os alunos cheguem próximo do horário das aulas, para evitar aglomeração no pátio. Além disso, as merendas serão entregues na sala de aula, em intervalos entre as aulas.

A Seduc também informou que será restringido o acesso dos estudantes, sendo que as escolas devem funcionar com, no máximo, 50% da capacidade.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076