DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta quarta-feira (10), à imprensa, que está avaliando pôr fim ao uso obrigatório de máscaras em Mato Grosso, em ambientes abertos. A liberação pode ocorrer ainda este ano.
A desobrigatoriedade é tema de discussão no Comitê de Operações de Emergência (COE), diante da redução substancial dos números de infecções e mortes, em decorrência da vacinação no país.
Mauro retornou ao Estado após intensa agenda sobre meio ambiente na Europa, inclusive com participação na COP-26, na Escócia. No exterior, o uso de máscaras está sendo exigido apenas em ambientes fechados. Entretanto, a Dinamarca já colocou fim ao uso.
Sobre o assunto, o governador disse estar satisfeito com a situação epidemiológica de Mato Grosso que, vem apresentando redução substancial de casos nos últimos dias. No último final de semana, inclusive, o Estado não teve registro de mortes para o coronavírus.
“Acho que em algum momento a gente pode evoluir esse diálogo aí com a Saúde, equipes técnicas e tomar uma decisão. É possível que seja este ano”, declarou.
Leia também
Gilberto: Mato Grosso pode pôr fim ao uso obrigatório de máscaras
Esta semana, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que essa reavaliação deve acontecer em dezembro.
"Eu acho que já será possível, se em dezembro fizermos uma avaliação em âmbito estadual. Torço para que isso seja possível, que nós tenhamos até lá uma grande cobertura vacinal no estado e que o número de casos continue caindo", afirmou secretário.
No Brasil, o estado do Rio de Janeiro foi um dos primeiros a desobrigar o uso das máscaras em locais abertos. Já em Mato Grosso, o município de Várzea Grande saiu na frente e disse já estar tratando sobre o assunto.