ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o professor doutor Welder Queiroz, diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e juiz-membro do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso, defendeu a participação popular nas Audiências Públicas que ocorrem nesta primeira semana de fevereiro e destacou que todo cidadão pode contribuir com sugestões para o aperfeiçoamento das regras eleitorais.
"Nós estamos nesse momento com espaço aberto para a atualização das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que vão regulamentar supletivamente as regras eleitorais que valerão para o pleito eleitoral de 2026. Então, nós estamos com espaço aberto, qualquer cidadão pode sugerir aperfeiçoamento das resoluções. E na primeira semana de fevereiro, serão realizadas as audiências públicas do Tribunal Superior Eleitoral para aperfeiçoamento de temas como propagandas eleitorais, fundos partidários, etc", destacou.
Welder explicou que estimular a consciência participativa da população é um dos papéis da Escola Judiciária Eleitoral, que atua a partir de três eixos principais: capacitação, voltada ao ensino e capacitação de todos os atores envolvidos no processo político; cidadania, com iniciativas de boas práticas e o programa Voto Consciente; e práticas eleitorais, direcionadas à pesquisa, ao aperfeiçoamento e publicações.
"O mais desafiador eu acho que acaba sendo a cidadania, porque levar informações sobre cidadania impõe deixar a linguagem técnica de lado e comunicar com o público, desde o jovem, o idoso, a níveis sociais. A cidadania tem seu desafio e sua importância, fazer com que a mensagem chegue, com que a pessoas saibam a importância e como isso atinge seu dia a dia", destaca Welder, citando que áreas como transporte, saúde, educação dependem diretamente da atuação da representação política.
Veja vídeo:
Veja entrevista completa:





