05 de Outubro de 2021, 15h:06 - A | A

Poderes / FINANCIAMENTO CONTRA A DEMOCRACIA

Galvan reclama de Moraes e pede acesso a inquérito no qual é investigado

Presidente da Aprosoja apontou que é investigado há mais de 40 dias e ainda não teve acesso a documentos

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O presidente da Aprosoja Brasil, produtor rural de Mato Grosso, Antônio Galvan, entrou com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Alexandre de Moraes, com o objetivo de conseguir acesso ao inquérito no qual é investigado.

Desde agosto Galvan está na mira da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR), suspeito de financiar as manifestações que adotaram discurso considerado antidemocrático, acirrado com os atos de 7 de Setembro. Ele chegou a ser alvo de busca e apreensão e foi proibido de participar das manifestações em Brasília (DF).

Ao Supremo, a defesa de Galvan apontou que pediu diversas vezes para ter acesso aos autos, mas os requerimentos foram negados pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito.

A defesa do produtor diz, ainda, que é "mais do que cristalino o direito da defesa e do investigado ao livre acesso aos documentos que compõem o caderno investigativo".

Leia também - Galvan diz que nunca recebeu dinheiro público e nega ter financiado manifestações no DF

"Infelizmente e apesar de todas as tentativas, a defesa segue a enfrentar um processo Kafkiano, sem acesso ao teor daquilo que consta nessas investigações", diz trecho da reclamação, que afirma que a situação se arrasta há 45 dias.

A reclamação ainda destaca que, mesmo com as acusações girando em torno das manifestações de 7 de setembro, o conteúdo segue inacessível. Por isso, a defesa pediu uma decisão liminar pela liberação imediata dos documentos.

O pedido do produtor ainda não foi analisado.

Veja outras notícias relacionadas:

Janaina diz que Aprosoja não pode ser penalizada por ação individual de Galvan

Alexandre Moraes manda rastrear transferências feitas pela Aprosoja a partir de 10 de agosto

Aprosoja tem contas bloqueadas por suspeita de patrocinar manifestações com dinheiro público

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076